Com foco na melhoria da qualidade do ensino, a Secretaria Municipal de Educação intensificou as ações de recomposição da aprendizagem nas escolas de Itagi

A recomposição da aprendizagem se tornou prioridade na rede municipal de ensino de Itagi. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação tem promovido uma série de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da base escolar e ao apoio efetivo aos estudantes e profissionais da educação.

A primeira reunião institucional foi realizada com gestores escolares — diretores, vices, coordenadores pedagógicos, equipe técnica e a secretária de Educação, Nádja. O encontro contou ainda com a presença do prefeito Saulo Islan Soledade. Na pauta, a discussão de medidas para elevar a qualidade do ensino-aprendizagem, com ênfase no papel fundamental da Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades essenciais para o ingresso no Ensino Fundamental.

Na sequência, a equipe técnica também se reuniu com professores dos 5º e 9º anos, etapas decisivas no processo avaliativo externo dos estudantes. Dentre as decisões, foi aprovada a realização dos chamados “Mutirões da Aprendizagem”, mobilizações com a participação de voluntários e servidores da educação para atender diretamente os estudantes que necessitam de reforço escolar.

Outras ações também foram destacadas, como a garantia de formação continuada para professores, os Atendimentos Coletivos (AC’s) com foco nas avaliações do SABE e SAEB, além da manutenção de políticas como aulas de reforço, Educação em Tempo Integral e a atuação da equipe multidisciplinar nas unidades escolares — integrando o acompanhamento pedagógico ao apoio às famílias.

A Secretaria reforça ainda o compromisso com a melhoria contínua da estrutura física das escolas, garantindo ambientes adequados, acolhedores e propícios ao desenvolvimento dos alunos. As medidas integram um conjunto de esforços voltados à valorização do ensino público e à promoção de uma educação mais equitativa e transformadora no município.

Fonte: ASCOM

Data de publicação: 05/08/2025